26 maio, 2012

Mostra permanente ARTE CASEIRA de JUNHO!


Espetáculo CUIA no Galpão da Cena de Itapipoca-CE


Esse mês a Mostra permanente "Arte Caseira" apresenta o Grupo de Teatro OFICARTE da Cidade de Russas-CE com o espetáculo premiado pela FUNARTE "CUIA". Imperdível: dias 14 e 15 de Junho as 20hs no Galpão da Cena, entrada gratuita!!!
...

Release:

A ONG Oficarte, do município de Russas, foi o único grupo cearense entre os 150 brasileiros selecionados no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, para a categoria ‘circulação de espetáculos’. O edital da Fundação Nacional de Artes contempla artistas, produtores, associações, cooperativas, companhias, grupos e empresas teatrais de todo o país. Existe seleção para as categorias circulação de espetáculos e montagem de espetáculos ou manutenção de atividades teatrais.
Ao ser contemplada no projeto, a oficarte terá a circulação de seu mais novo espetáculo – “CUIA” – por quatro Estados do Nordeste em 2012.
O “Teatro Romançal” projeto de pesquisa do NUPEC/OFICARTE parte do princípio da Cultura Popular Tradicional e dentro deste universo está presente a cuia, como objeto de transformação elaborada da natureza, como objeto de criação humana, pois a natureza fez a cabaça, o coité e o porongo, mas o homem fez a cuia.

A cuia na cultura afro-indígena-brasileira está presente na vida do homem, do nascimento á morte. Ela se apresenta como utensílio doméstico, como medida para cereais, como instrumentos musicais, adornos, artesanatos, brinquedos e como objetos de rituais.

Na busca por significados histórico-antropológicos, encontramos fortes referências dentro dos rituais da umbanda e do candomblé, onde a mesma é utilizada para as comidas e beberagens dos caboclos e orixás.
No campo simbólico a cuia se apresenta no espetáculo como útero-matriz-mãe, o universo cuia, a “Cuia dos Orixás” que segundo a tradição, cada ser humano possui no seu Ori e cada cuia é composta por 7 (sete) Orixás que governam 7 (sete) pontos energéticos do nosso corpo.

O espetáculo CUIA é uma síntese do trabalho de pesquisa sobre as Danças e Representações Tradicionais – Uma Busca na Construção do Ator-brincante. Esta busca tem nos levado ao encontro do que chamamos de “gesto primordial” ou “gesto arquetípico”, que por sua vez se transforma em “partituras gestuais” e na “dança orgânica”.

No espetáculo alguns conceitos se encontram e se fundem, criando o Universo Cuia: Centralidade, Núcleo, Ritual, Norte-Sul, Oriente-Ocidente, Brasilidade (afro-índio-brasileiro). CUIA é um espetáculo de Afetos que toca os 7 (sete) sentidos dos Atores-Espectadores: Olfato, Paladar, Audição, Visão, Tato, Intuição e Clarividência. É um ritual sensorial para celebrar a vida, um encontro com nossas raízes ancestrais.
...

Galpão da Cena: Rua Raimundo Lopes de Sousa N° 331, Bairro Coqueiro (Rua da Escola Seninha)

Realização:
Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca
Cia Balé Baião de Dança Contemporânea
Baião Jovem
Associação de Artes Cênicas de Itapipoca
Casa de Teatro Dona Zefinha

Maiores informações:
Gledson Sousa/Produtora Mais Eventos: (88) 99215263 ou (88) 94021909;
Cacheado Braga/Cia Balé Baião: (88) 99274409;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui