Atuante há 18
Anos em Itapipoca e litoral oeste do Ceará, a Cia Balé Baião vem desenvolvendo
um trabalho pioneiro de pesquisa, criação, produção de Dança Contemporânea.
Sua trajetória inicia em
1994, integrando jovens dançarinos dos bairros periféricos da cidade de
Itapipoca. A partir do contato com grupos, bailarinos, atores e coreógrafos de
Fortaleza e de outros estados brasileiros, iniciou-se o interesse em conhecer e
aprofundar a dança contemporânea. Nascia a Cia Balé Baião (Balé – Expressão de
origem européia: bailado; Baião – Fusão de possibilidades infinitas,
ingredientes diversos que farão um “baião temperado”, feijão e arroz, misturas
ou miscigenação. Baião também quer dizer “baiar” na gênese da língua portuguesa
brasileira, ou seja: bailar, bailado, dança).
Formada por
bailarinos-intérpretes-criadores, o Balé Baião apresenta um leque diversificado
de atividades de cunho artístico e sócio-educativo que contemplam ações
permanentes na cidade, localidades, cidades vizinhas, estado e país.
Atualmente a Cia é núcleo de
uma entidade jurídica sem fins lucrativos chamada ASSOCIAÇÃO DE ARTES CÊNICAS
DE ITAPIPOCA - AARTI, que tem como focos:
Promover o desenvolvimento e
difusão da dança nas suas diversas linguagens;
Proporcionar aos seus
associados e a comunidade assistida programas de capacitação, pesquisa,
produção e difusão em artes cênicas nas suas diversas vertentes;
Estimular o intercâmbio com
artistas e/ou grupos atuantes no estado do Ceará, Brasil e Mundo;
Criar, assessorar, apoiar
e/ou promover mostras, festivais, encontros, oficinas, cursos, residências e
fóruns de dança de âmbito local, estadual e nacional, em parceria com
entidades, ONGs e empresas afins;
Com a entrada de Gerson
Moreno no Colégio de Dança do Ceará (Instituto Dragão do Mar de Arte e
Cultura), solidificou-se a possibilidade de se pensar uma dança com personalidade
própria, nutrida de pesquisas coletivas desenvolvidas no litoral oeste do
ceará, na cidade de Itapipoca. Desde então, foram muitos os laboratórios de
criação e consequentemente os espetáculos produzidos e apresentados pela Cia
Balé Baião, tanto no interior cearense como na capital, atingindo sobretudo, o
público que não têm acesso a dança contemporânea.
O ponto alto das aparições
da Cia se deu com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, que desde sua
primeira edição em 1997 absorve o interior cearense oferecendo oficinas,
debates e mostras alternativas para coreógrafos e bailarinos Cias independentes.
Em 2007 o Balé Baião foi selecionado para apresentar-se na programação oficial
da bienal com o espetáculo “Advento do Ser, metáforas da inquietude” e em 2009
com o espetáculo “Sólidos”, que também, a convite da bienal, apresentou-se em
Cabo Verde – África, na cidade de Praia, dentro da programação oficial de
apresentações de espetáculos do Conexão Cabo Verde.
Dirigida por Gerson Moreno, a Cia Balé Baião apresenta em seu repertório espetáculos montados em processos colaborativos. A estética e dramaturgia dos trabalhos coreográficos do Balé Baião nascem de questões relacionadas ao Corpo Contemporâneo: suas inquietudes, ânsias, buscas e achados históricos, e se configura na cena através de experimentos constantes de improvisação corporal em solo e grupo a partir de jogos desenvolvidos pelo Balé Baião e de residências/ intercâmbios com artistas/ coreógrafos convidados.
Eis os principais
espetáculos do Repertório da Cia Balé Baião:
·
Pátria
Sertaneja (1997)
·
Etnia,
o baião das três raças (1999)
·
Performance
Pão para cinco pratos (1999)
·
Rebento,
dançando o que restou... (2001)
·
Carne
Benta (2003)
·
Intimidades
(2004)
·
Sincronia
Quebrada (2005)
·
Finitude
(2006)
·
Advento
do Ser (2006)
·
Advento
do Ser, metáforas da inquietude (2007)
·
Remanescentes
(2007)
·
Sólidos
(2008)
·
Parágrafos
e reticências (2009)
·
Em
quatro compartimentos (2010)
·
Negrume
(2010)
·
Lamentos e Gozos da
Imperatriz de Itapipoca (2010)
·
Sobre
aquilo que permanece (2011)
·
A
invenção do baião teimoso – tributo aos 18 anos da Cia (2012)
Formação técnica da
Cia
A
base de formação técnica dos intérpretes-criadores da Cia Balé Baião é plural.
Todos os membros da Cia passaram por oficinas, cursos e residências ministradas
por diversos professores, pesquisadores e coreógrafos, profissionais que se
destacam nas áreas de investigação, ensino e produção de Dança e Performance no
Ceará, Brasil e Mundo.
- 1997: Teatro Físico (corpo e construção
de movimento) via Movimento de Artistas da Caminhada (MARCA), com Gero
Camilo, CE/ SP.
- 1998: Dança Contemporânea (Jogos de
criação, improvisação e acrobacia na dança) via Secretaria de Cultura do
Estado (SECULT), com Acleilton Vicente e Silvia Moura, CE.
- 2001: Dramaturgia na dança, um olhar de
dentro (anatomia da dança e criação de movimento expressivo) via
Bienal Internacional de Dança do Ceará, oficina ministrada por Valéria
Cano Bravi e Lu Favoreto da Cia Nova Dança, RJ.
- 2001. Oficina de
Improvisação e composição
(exercícios e jogos de criação em solo e duo através do sistema Laban -
Alemanha) via Bienal Internacional de Dança do Ceará, ministrada por Diane
Elshout e Frank Handeler, Alemanha.
- 2003: Oficina de
Danças Tradicionais Nordestinas
(Frevo e Cavalo Marinho) com a dançarina e atriz Rosane Almeida (esposa de
Antônio Nóbrega) – PE, na Bienal Internacional de Dança do Ceará.
- 2003: Técnica de Martha Graham (Dança
Moderna Americana) via Instituto Dragão do Mar, com Rosa Primo, diretora
da Faculdade de Dança do Ceará.
- 2004: Introdução
ao Balé Clássico (Método
Vaganova) via Instituto Dragão do Mar, com Flávio Sampaio, CE.
- 2005: Curso de
capacitação em dança cênica (Danças
Tradicionais Populares, Consciência Corporal e Composição Coreográfica),
via Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Instituto Dragão do Mar, com
Possidônio Montenegro, Edileusa Inácio e Gerson Moreno, CE.
- 2008: Residência
de Vídeo-dança, (História do
cinema, história do vídeo-dança, técnicas de vídeo-dança, produção, edição
e mostra de vídeos-dança da Cia Balé Baião), via Terceira Margem, encontro
de Par em Par da Bienal Internacional de Dança do Ceará com Alexandre
Veras da ONG Alpendre, CE.
- 2009: Curso de
Dança Moderna, técnica de José
Limon, via pró-dança (Associação de bailarinos, coreógrafos e
professores de dança do Ceará), com Thaís Andrade, CE.
- 2009: Residência de Teatro Físico com os Los Corderos, Espanha, dentro da
programação de aniversário dos 100 Anos do Teatro José de Alencar, no evento
Zona de Transição, Fortaleza - CE.
- 2009: Residência Internacional de Contato-improvisação com a Cia de
Dança da Finlândia As2wrists, através do Ministério de Relações Exteriores
da Finlândia e Bienal Internacional de Dança do
Ceará.
- 2009: Residência de Sistema Laban (composição coreográfica e dança-educação) com a
doutora e coreógrafa Isabel Marques – SP, via Festival Nacional de Dança
do Litoral Oeste – CE.
- 2010: Oficina de Dança afro contemporânea (técnicas de improvisação em solo e
em contato a partir dos códigos de dança afro brasileiro) via Encontro
Nacional dos Pontos de Cultura “Teia Cultural”, com a bailarina, coreógrafa
e doutora Kiusam de Oliveira - SP.
- 2010: Residência de Performance Contemporânea com Marcelo Evelin (PI) via Ações
formativas do MINC-FUNARTE, Festival de Dança do Litoral Oeste.
- 2010: Residência de Composição Coreográfica com Lia Rodrigues (RJ) por ocasião do
CIRCULADANÇA no interior, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará
em parceria com a Cia Balé Baião.
- 2010: Oficina de Butoh (Taanteatro) com Maura Baiocchi (SP) por ocasião do
CIRCULADANÇA no interior, ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará
em parceria com a Cia Balé Baião.
- 2011: 2ª. Residência Internacional de Contato-improvisação com a Cia de
Dança da Finlândia As2wrists, através do Ministério de Relações Exteriores
da Finlândia e Bienal Internacional de Dança do
Ceará.
- 2011: Laboratório Escrita do Movimento e interferência na cidade, com Joubert
Arrais, mestre e crítico em dança (CE), em colaboração com o Centro de
Pesquisa em Movimento (CEM) de Portugal.
- 2011: Oficina Potencialização do Corpo na Cena com Carlos Simioni (Grupo LUME – SP) através do CIRCULADANÇA, ação da 8ª Bienal Internacional de Dança no Interior em parceria com o Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca.
Circulações
Ceará
·
Circuito
Ceará de Cultura (Sebrae/ Sobral e Tianguá):
Espetáculo:
“Carne Benta” – De 2003 a 2004;
·
Festival
Nacional de Dança do Litoral Oeste, Itapipoca, Trairi e Paracuru:
Espetáculos:
“Finitude, sobre o tempo e a eterna idade”, “Pátria Sertaneja” e “Sólidos” – De
2006 a 2007;
·
Mostra
de Solos e Duos de Trairi-CE;
·
Mostra
de Dança de Paracuru-CE:
Espetáculos:
“Carne Benta” e “Sincronia quebrada” – De 2004 a 2005;
·
Mostra
de Artes Cênicas de Itapipoca “Intenções”:
Espetáculos:
“Advento do Ser Solo”, “Universo Paralelo”, “Finitude”, “Anunciação”,
“Estética”, “Armários e despedidas”, “Remanescentes”, “Advento do Ser,
metáforas da inquietude”, “Humana-idades”, “Meninas e mulheres”, “Maquinaria”,
“Releituras de 06 solos de Gerson Moreno em tributo aos seus 20 anos de arte”,
“Menino não chora” – De 2006 a 2009;
- Festival Nacional de Dança do Cariri: Espetáculos “Cumplicidade na contramão” e o “Lamentos e gozos da Imperatriz de Itapipoca” (Interferência de rua e espetáculo para o palco cênico) – Juazeiro do Norte (Centro Cultural Banco do Nordeste), Abril de 2010 e 2011;
·
Teatro José de
Alencar:
Projeto
ABRACADABRA – Espetáculos: “Rebento”, “Advento do Ser” e “Sólidos” – 2004, 2006
e 2008;
Projeto
Teatro de Portas Abertas – Espetáculos: “Finitude”, “Carne Benta”, “Parágrafos
e reticências” – De 2006 a 2009;
Mostra
Zona de Transição – Solo “Cumplicidade na contramão”: 2009;
Aniversário
do Teatro José de Alencar – Espetáculo “Humanidades”: 2008;
Circuito
Itapipoca no TJA – Espetáculo “Lamentos e Gozos da Imperatriz de Itapipoca”:
2011.
·
Centro Cultural
Dragão do Mar:
Projeto
Quinta com Dança – Teatro do Dragão do mar.
Espetáculos:
“Etnia, o baião das três raças”, “Carne Benta, o bailado do divino-profano”,
“Intimidades”, “Finitude, sobre o tempo e a eterna idade”, “Meninos e homens”,
“Advento do Ser, metáforas da inquietude”, “Sólidos” e “Em quatro
compartimentos” – De 2000 a 2010;
Bienal
Internacional de Dança do Ceará – Teatro do Dragão do mar e Anfiteatro do
Dragão do Mar.
Espetáculos:
“Carne Benta, o bailado do divino-profano”, “ Sincronia quebrada”, “Advento do
Ser, metáforas da inquietude” e “Sólidos” – 2003, 2005, 2007 e 2009;
·
Centro Cultural Bom
Jardim:
Projeto
Sexta com Dança – Teatro do Bom Jardim. Espetáculos: “Advento do Ser, metáforas
da inquietude” e “Sólidos” – De 2007 a 2009;
·
Banco do Nordeste:
Bienal
Internacional de Dança do Ceará – Centro Cultural Banco do Nordeste.
Espetáculo: “Advento do Ser, metáforas da inquietude” – 2007;
·
Sesc Iracema:
Projeto
Terça se Dança – Teatro do SESC. Espetáculos “Advento do Ser Solo”, “Meninos e
homens”, “Maquinaria”, “Pátria Sertaneja” e “Cumplicidade na contramão” – De
2006 a 2009;
·
Sesc Emiliano
Queiroz:
Projeto
Terça se Dança – Teatro do SESC. Espetáculos: “Bonança, corpo e água em poesia”
– 2005;
·
Teatro das Marias:
Bienal
Internacional de Dança: Terceira Margem, encontro de Par em Par. Performance
experimental em processo do “Sólidos” – 2008;
·
Centro de Convenções:
Mostra
do Jornal o Povo “Vida e Arte”, programação de dança. Espetáculo: “Advento do
Ser Solo” – 2005;
Brasil
- Estádio do Mané
Garrincha, Brasília – DF:
Festival
Nacional do Nordeste, espetáculo “Remanescentes” - 2007;
- Teatro de Dança,
São Paulo:
Participação
de Gerson Moreno no espetáculo de Isabel Marques “Ares Familiares” na
programação do Plataforma Dança de São Paulo, por ocasião do intercâmbio Balé
Baião e Caleidos via Festival de Dança do Litoral Oeste - 2009;
- Encontro de
Solos verbais e não verbais SOLUS, Ipatinga
– MG:
Único
solo nordestino na programação oficial do SOLUS Ano II: Performance
“Cumplicidade na contramão” de Gerson Moreno, Centro Cultural Usiminas;
- Circulação
nacional “DESBRAVADANÇA: CONEXÃO ITAPIPOCA/CEARÁ/BRASIL” via Prêmio Klauss
Vianna/MINC/FUNART, nos estados do Piauí,
Bahia e Rio de janeiro, com o espetáculo “Lamentos e gozos da
Imperatriz de Itapipoca”, o filme de dança “A tábua” e a oficina de
criação e composição “Plásticas e poéticas da improvisação em dança”.
África
- Cidade de Praia – Cabo Verde
Premiações
Em
Janeiro de 2010, a Cia Balé Baião apresentou o espetáculo “Sólidos” no evento
internacional Conexão Cabo Verde/ África,
via Bienal de Dança do Ceará, ação promovida em parceria governo do estado do
Ceará (SECULT) e governo de Cabo Verde.
A Cia Balé Baião foi
agraciada com quatro premiações estaduais via Edital de Incentivo às Artes,
ação da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) e Ministério da
Cultura (MINC) que contemplou suas atividades de pesquisa e produção
coreográfica:
1a. Premiação – Área: Pesquisa de linguagem em dança. Título:
“A poética da Improvisação” (2004).
Através dessa premiação a
Cia organizou um cronograma de experimentações práticas e teóricas que originou
a sistematização de exercícios de aquecimento, criação corporal e composição
coreográfica do Balé Baião.
2a. Premiação – Área: Montagem de espetáculo. Título:
“Finitude, sobre o tempo e a eterna idade” (2006).
Trabalho livremente
inspirado no livro de Rubem Alves “Sobre o tempo e a eterna idade”, estreou no
Projeto Quinta com Dança, no Centro cultural Dragão do Mar e circulou no
interior cearense em mostras e eventos culturais.
3ª. Premiação – Área: Montagem de espetáculo. Título:
“Advento do Ser, metáforas da inquietude...” (2007).
Espetáculo filosófico,
discute as buscas humanas por respostas. Foram 05 meses de processo de estudos
e vivências para se estrear na Mostra de Artes Cênicas Intenções, em Itapipoca
– CE. O espetáculo ficou em cartaz no Quinta com Dança do Dragão do Mar, no
Centro Cultural Bom Jardim e na Programação Oficial da Bienal de Dança do
Ceará.
4ª. Premiação – Área: Circulação de espetáculo. Título:
“Advento do Ser, metáforas da inquietude” (2008).
O prêmio favoreceu a
circulação do espetáculo em cinco cidades do interior cearense: Paracuru,
Sobral, Tururu, Trairi e Paraipaba, cidades que possuem Cias de dança
contemporânea e escolas de dança que se afinam com a Cia Balé Baião desde a
década de noventa, dentre elas a Escola de dança de Paracuru e a Escola de
Artes de Trairi. Além da apresentação do espetáculo, a Cia ministrou uma
oficina de contato-improvisação para artistas locais a partir da técnica
desenvolvida no Balé Baião.
5ª Premiação – Área: Ponto de Cultura do estado do Ceará.
Título: “Galpão da Cena de Itapipoca” (2011).
Contemplada pelo 2° Edital
de Ponto de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) a Cia
Balé Baião, núcleo da Associação de Artes Cênicas de Itapipoca – AARTI, terá
apoio financeiro durante três anos para dar prosseguimento, ampliar e difundir
as atividades desenvolvidas em sua sede, o Galpão da Cena, tais como: Núcleo de
Formação em dança para adolescentes, núcleo de pequisa e produção de
vídeo-dança, núcleo de percussão e tradições afro-brasileiras, núcleo de
produção, empreendorismo e captação de recursos e núcleo de confecção de
figurinos e adereços para a cena.
6ª. Premiação – Área: Circulação Nacional Klauss Vianna.
Título: “Desbravadança: conexão Itapipoca-Ceará-Brasil” (2011).
Através do prêmio Funarte de
Dança Klauss Vianna 2011/ Ministério da Cultura/Funarte, a Cia Balé Baião
celebra seus 18 anos circulando em três estados brasileiros: Piauí, Bahia e Rio
de Janeiro, compartilhando da oficina de criação “Plásticas e poéticas da improvisação
em dança”, do vídeo-dança “Tábua” e apresentando o espetáculo “Lamentos e gozos
da Imperatriz de Itapipoca”.
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