24 outubro, 2011

Demonstração técnica aberta no Galpão da Cena: 8a Bienal de Dança em Itapipoca!

Imperdível: Carlos Simioni do Lume (Campinas-SP) ministra oficina para bailarinos da Cia Balé Baião e convidados de 26 a 28 de Outubro, e faz demonstração técnica aberta para o público dia 28 a partir das 20hs no Galpão da Cena. Essa programação faz parte das ações da Bienal de Dança do Ceará - CIRCULADANÇA, em parceria com o Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca. Entrada franca!

Prisão para a liberdade - demonstração técnica de trabalho de Carlos Simioni


A demonstração técnica aborda a trajetória do ator fundador do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp.
Demonstra o percurso de 25 anos das pesquisas do ator junto ao LUME. Carlos Simioni começa a demonstração abordando o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço; além do treinamento vocal do ator, o encontro com outros mestres de linhas de trabalho e sua assimilação; e a passagem do treinamento para a elaboração de personagens e construção de cenas.
Em um segundo momento, Simioni mostra ao público a prisão em que a técnica pode colocar o ator e a impossibilidade de se livrar da técnica e a descoberta desta como trampolim para a transcendência de seu trabalho, chegando ao período de hoje, quando suas pesquisas levam o ator para outro plano de representação e de comunhão com o espectador.
Após a demonstração, o ator responderá a perguntas e dúvidas do público.

Breve currículo

Carlos Simioni é cofundador do LUME e ator-pesquisador desde 1985. Desde então, elabora, codifica, sistematiza e desenvolve técnicas corpóreas e vocais para o ator não-interpretativo. Também participa como ator pesquisador, desde 1989, no Grupo Internacional Ponte dos Ventos, na Dinamarca, com o qual apresenta três diferentes espetáculos sob a direção de Iben Rasmussen, atriz do Odin Teatret.
Com o LUME, atua em quatro espetáculos levados para todo o Brasil, assim como Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Estados Unidos, Espanha, França, Dinamarca, Itália, Noruega, Finlândia, Grécia, Bélgica, Escócia, Alemanha, Coreia do Sul, Egito e Israel.
Ainda ministra cursos em várias partes do Brasil e do mundo e orienta atores e grupos de teatro de várias universidades do Brasil e do Exterior.

Galpão da Cena - Rua Raimundo Lopes de Sousa 331, Bairro Coqueiro (mesma rua da Escola Seninha);
Contato - Gerson Moreno (88) 92156569.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui