16 outubro, 2011

Participação da Cia Balé Baião e Baião Jovem na 8a Bienal Internacional de Dança do Ceará!

Dia 20 de Outubro (Circuladança no Cuca Che Guevara - Fortaleza/CE, as 20hs) e dia 05 de Novembro (Bienal Estação Criança/ Festival Ponto.CE
 na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, as 17hs) se apresenta o Balé Baião Jovem de Itapipoca com o Espetáculo FINITUDE, MENINICE PARA SEMPRE, sob direção de Gerson Moreno e Viana Júnior.

Sobre o espetáculo...
Inspirado no livro “Sobre o tempo e a Eterna Idade” de Rubem Alves, o Espetáculo “FINITUDE: Meninice para sempre” é um tributo à infância, aos meninos e meninas de todas as idades que povoam interiores e capitais.

A pesquisa desse trabalho iniciou em 2005 pela iniciativa da Cia Balé Baião de Itapipoca e ganhou corpo em 2006 através da premiação para montagem de espetáculo do II Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT). Durante quatro meses se estudou psicologia das idades, brincadeiras tradicionais populares x novas tecnologias, técnica de clown e improvisação na dança com uso de objetos cênicos. O resultado é um espetáculo de dança contemporânea para todas as idades que unifica em cena o súbito e a poesia do contato-improvisação, o lúdico e o expressivo do clown e a presença cênica do artista performático.

>>><>><< )..(......_ ^^

Sinopse

Brincar...

Doravante escolher idades felizes e ofícios divertidos

Deixar-se encantar na roda, no pega-pega, no quintal e no quarto...

Onde houver brinquedo que seja festa e experimento

Que seja corpo, encontro e traquinagem...

Meninices e poesias efêmeras...

Que seja eterna a idade de brincar

Infinitamente possível seja brincar

Até que se findem relógios, tempos e pulsos...

Até que finito seja o corpo e o movimento.

“Finitude”: porque envelhecemos... Novos ciclos deverão se configurar. “Meninice para sempre”: porque brincar é da natureza humana muito mais que da idade cronológica.

O espetáculo “Finitude: meninice para sempre” é um tributo à criança eterna que trazemos adormecida ou acordada no corpo. Um jogo coreográfico lúdico-poético que funde contato-improvisação, clown e performance, onde “brinquedo e brincar” são as matrizes que norteiam a anti-história construída pelos encontros e ocupações espaciais desenvolvidas em cena pelos bailarinos-criadores do Coletivo Balé Baião Jovem, sob direção coreográfica de Gerson Moreno e assistência técnica de Viana Júnior.

Ficha técnica

...

Concepção e direção:

Gerson Moreno

Assistência coreográfica:

Viana Júnior

Criadores-intérpretes:

Yure Oliveira

Patrícia Fernandes

Renato Oliveira

Nirla Maria

Ana Rita

Rafaela Lima

Pergentino Davi

Gil Oliveira

Gidalto Paixão

Trilha Sonora:

Cacheado Braga


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui