07 fevereiro, 2013

Mostra Arte Caseira 2013 | Convocatória pública |


CONVOCATÓRIA 2013
O Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca CE, torna pública em caráter de Convocatória para todo o Estado do Ceará a Seleção de trabalhos experimentais (em processo de montagem) e espetáculos (já estreados) de Dança e/ou Teatro Físico, para comporem a Programação da Mostra Performática ARTE CASEIRA e INTENÇÕES 2013 a realizar-se no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca nas segundas sextas-feiras de cada mês.
A MOSTRA
A Mostra Performática ARTE CASEIRA é um evento mensal idealizado e assumido pela Cia Balé Baião de Dança Contemporânea, Coletivo Rebentos e Baião Jovem, ação que agrega artistas e grupos culturais de Itapipoca e região no Ponto de Cultura Galpão da Cena a fim de disseminar e democratizar suas produções em dança, teatro, música e audiovisual, atingindo públicos de 05 bairros periféricos. 
Criada em 2006, a Mostra ARTE CASEIRA surgiu por uma necessidade conjunta da Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), entidade sem fins lucrativos que integra núcleos de dança, teatro, percussão e artes audiovisuais no espaço Galpão de Cena, antiga serraria do bairro coqueiro. A finalidade dessa ação seria proporcionar uma vez por mês no bojo da periferia o livre acesso a apresentações de espetáculos, performances e experimentações em artes cênicas, música, audiovisual e cultura popular, produzidos por artistas e/ou grupos artísticos da cidade de Itapipoca e região (pertencente aos Territórios da Cidadania Vales do Curu e Aracatiaçu - CE), nisso garantir a apreciação artística, a formação de plateia, a circulação e difusão das produções locais.
A PROGRAMAÇÃO
A Mostra Performática ARTE CASEIRA acontecerá de Março a Novembro de 2013 totalizando nove eventos. A cada noite serão apresentados quatro trabalhos:
Ø  Uma obra da Cia Balé Baião (releituras de seu repertório celebrando 18 anos);
Ø  Duas obras locais (cidade de Itapipoca e região do Litoral Oeste/Vale do Curu);
Ø  Uma obra selecionada pela convocatória;
No final das apresentações será aberta uma roda de conversa a partir dos processos de criação desenvolvidos por cada artista/grupo/Cia sob mediação de Viana Júnior e Gerson Moreno.
A Mostra de Julho será de quatro dias, com data prevista para 10 a 13, e ganhará o nome de “Arte Caseira: MOSTRA INTENÇÕES”.
SOBRE AS OBRAS
Os trabalhos a serem selecionados poderão ser obras em processo, experimentais ou espetáculos que já estrearam.
Serão priorizadas obras em SOLO e DUETO.
As obras deverão trazer em seus conceitos, estéticas e poesias questões e proposições que dizem respeito ao corpo na cena contemporânea, suas emergências, atravessamentos, rupturas, tendências e prospecções.
Cada apresentação deverá ter no máximo entre quinze e vinte minutos de duração.
PROPOSTAS DE VIVÊNCIA EM CRIAÇÃO
Serão também selecionadas duas propostas de vivências de criação coreográfica a realizar-se dentro da programação da MOSTRA INTENÇÕES de Julho. As propostas de criação deverão partir de alguma pesquisa iniciada pelo proponente, seja teórica ou prática, onde Corpo, Movimento e Espaço sejam os focos principais de conceituação e construção cênica, seja no âmbito da produção de jogos de cena corporal, proposições de ação física ou partitura de movimento.
As duas vivências acontecerão simultaneamente nos horários da tarde (de 14h as 17hs) em espaços extra-galpão a combinar. O público-alvo serão os dançarinos do Balé Baião Jovem e artistas/grupos/Cias participantes da Mostra Intenções. Os grupos serão formados entre dez e quinze pessoas.
Cada vivência deverá gerar no quarto dia de mostra uma célula coreográfica a ser compartilhada com o público na última noite. Estas células deverão ser aprofundadas no decorrer do segundo semestre a fim de se tornarem espetáculos a serem apresentados no final do ano.
A célula coreográfica deverá ter a duração de no máximo dez minutos.
SOBRE O ESPAÇO
As obras serão apresentadas no tablado do Galpão da Cena: seis metros de largura e sete metros de profundidade.
O espaço dispõe de iluminação e som com dois técnicos do Galpão da Cena para assumirem a iluminação e sonoplastia das obras.
SOBRE A INSCRIÇÃO
Para participar da seleção dos trabalhos e projetos coreográficos que irão compor a Mostra anual ARTE CASEIRA do corrente ano, será necessário:
Ø  O preenchimento da ficha padrão de inscrição anexo na convocatória ou fornecida por E-mail;
Ø  O envio do Link no Youtube da gravação de sua proposta de trabalho a ser apresentado (de preferência sem edições, na integra);
Ø  Duas fotos do trabalho em qualquer tamanho com o nome do fotógrafo;
As inscrições poderão ser feitas até dia 25 de Fevereiro do corrente ano através do E-mail: gersonballetbaiao@yahoo.com.br
A divulgação dos trabalhos selecionados será feita dia 01 de Março através das redes sociais e blog da mostra. Dia 08 de Março acontecerá o 1° Arte Caseira do ano.
DISPOSIÇÕES FINAIS
O Ponto de Cultura Galpão da Cena arcará com as passagens, hospedagem e alimentação dos artistas selecionados pela convocatória. 
Serão selecionadas:
Ø  10 obras artísticas
Ajuda de Custo 230,00 cada trabalho
Ø  02 propostas de vivências de criação coreográfica
Ajuda de Custo: 460,00 cada proposta

...Sigamos nos reinventando e interferindo!
Gerson Moreno

Vídeos da Mostra In.tenções Solos e Duos 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui