BIENAL INTERNACIONAL
DE PAR EM PAR
DE DANÇA DO CEARÁ
2010
Artistas de diversas linguagens vão movimentar oito cidades do Ceará com proposições, variações, performances, intervenções urbanas, ocupações temporárias de espaços, projeção de imagens e mostra de vídeos.
Dia 19/10 – TERÇA-FEIRA
I T A P I P O C A
14h às 18h – CirculaDança/Oficina: Butoh – método Kazuo Ohno – Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia (SP)
Local: Galpão da Cena/ Cia Balé Baião de Dança Contemporânea
Local: Galpão da Cena/ Cia Balé Baião de Dança Contemporânea
Maura Baiocchi:
Encenadora, coreógrafa, performer, atriz. Criadora da abordagem taanteatro (teatro coreográfico de tensões). Diretora-fundadora da Taanteatro Companhia. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC São Paulo (2006). Autora de Taanteatro Caderno 1 (Editora Transcultura, São Paulo, 1997) e dos livros Butoh Dança Veredas D'Alma (Editora Palas Athena, São Paulo, 1995) e Taanteatro: teatro coreográfico de tensões (Azougue Editorial, Rio de Janeiro, 2007).Trajetória
Em Brasília , durante os anos 1970 e 1980, estuda balé, jazz, dança moderna e teatro. Cria e dirige os grupos de performance e dança: Fotógrafo Nua, Corpo Estranho e Previsão do Tempo.
Colabora com coreógrafos e diretores como: Hugo Rodas, Regina Miranda, Ary Pararaios e Yara de Cunto. Leciona artes cênicas na Uiversidade de Brasília e na Faculdade Dulcina de 1984 a 1986.
Em 1987 vive no Japão onde estuda butoh com Kazuo Ohno e Min Tanaka tornando-se pioneira dessa dança no Brasil. Em 1989 trabalha e estuda na Alemanha. Entre 1987 e 1991 desenvolve um vasto repertório solo.
Em 1990 vai para a cidade de São Paulo a convite do diretor Antunes Filho. No ano seguinte deixa o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc para se concentrar em sua própria pesquisa, premiada em 1991/92 com as Bolsas Vitae denominada "Taanteatro: uma pesquisa para a transformação da dança." Taanteatro ou teatro coreográfico de tensões combina atividades de pesquisa, criação e treinamento de atores, bailarinos e performers que vem sendo desenvolvidas há 17 anos. Palestras, oficinas e cursos sobre a abordagem taanteatro foram acolhidos por instituições como Fundação Álvares Penteado (FAAP), Universidade de São Paulo (USP - ECA/EAD), PUC São Paulo, Universidade de Brasília (UnB), Alagoas (UFAL), Minas Gerais (UFMG) e Universidade da Cidade de Córdoba/Argentina (UNC).
Em 1991 funda, juntamente com um grupo de dançarinos e atores de São Paulo e Brasília a Taanteatro Companhia. Até 2006 desenvolveu um vasto repertório de espetáculos autorais baseados em Florbela Espanca, Antonin Artaud, Frida Kahlo, Comte de Lautréamont, William Shakespeare e Friedrich Nietzsche apresentados em temporadas, festivais e mostras em diversas capitais brasileiras e no exterior. Fez curadoria e produção executiva de mostras internacionais de dança e teatro: Mostra 95 Butoh & Teatro Pesquisa e Mostra Artaud 100 Anos (1996). Seu livro, "Butoh Dança Veredas D'Alma", sobre a vanguarda da dança no Japão, torna-se referência bibliográfica para os estudantes de artes cênicas.
Em 2001 comemora o décimo aniversário de sua companhia com a Mostra Taanteatro 10 Anos realizada na Fundação Nacional de Arte - FUNARTE em São Paulo. Nesta ocasião encena Assim falou Zaratustra - 4ª parte a partir de textos do filósofo e poeta alemão Friedrich Nietzsche.
Entre 2002 e 2004, colabora como coreógrafa, preparadora corporal e atriz com o Teatro Oficina na encenação de Os Sertões (Melhor Espetáculo - Prêmio APCA) dirigida por José Celso Martinez Corrêa, apresentado nos Ruhrfestspiele em Recklinghausen e no Volksbühne em Berlin/Alemanha. Em 2004 seu espetáculo Matéria estado de potência é contemplado com o Prêmio de Dança Contemporânea da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Em 2005 colabora com a Companhia Municipal de Canto e Dança de Matola em Moçambique onde concebe e coreografa Xiphamanine - eterno originar da árvore mphama com co-patrocínio do Ministério da Cultura do Brasil.
Em 2006 defende, no departamento de comunicação e semiótica da PUC/SP sua dissertação de mestrado intitulada "Corpo e comunicação em processo: o princípio tensão na experiência taanteatro". No mesmo ano, a Taanteatro Companhia realiza a Mostra Taanteatro 15 Anos no Teatro João Caetano, apresentando três espetáculos de sua autoria e direção: Máquina Zaratustra, Arará: histórias que os ossos cantam e o infantil Feifei e a origem do amor. Participa como dançarina, palestrante e professora da Mostra de Dança XYZ no Distrito Federal. Ministra cursos no departamento de artes cênicas da Universidade de Córdoba na Argentina e no projeto Princípio Básico de Teatro do Theatro José de Alencar em Fortaleza. No final do mesmo ano Taanteatro Companhia é contemplada com o Programa Municipal de Fomento à Dança para São Paulo e pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, com patrocínio da Petrobrás.
Em 2007 coordena o NUTAAN 2007, Núcleo Taanteatro - Formação, Pesquisa e Criação, em São Paulo que culmina em uma série de solo-performances, denominada Novas Presenças. Na capital paulista também reencena o espetáculo Frida Kahlo: uma mulher de pedra dá luz à noite em homenagem ao centenário de nascimento da pintora mexicana Frida Kahlo (Galeria Olido, Teatro Fábrica, Centro Cultural São Paulo), além de reapresentar Máquina Zaratustra nos Centros de Educação Unificados (CEUs) e Feifei e a origem do amor no Centro Cultural São Paulo. Participa das Primeiras Jornadas Literárias Nacionais de Ushuaia/Argentina com a apresentação solo de Subtração de Ophelia. Publica o livro Taanteatro: teatro coreográfico de tensões, escrito junto com Wolfgang Pannek (Azougue Editorial - RJ).
Durante o ano 2008 leciona na Universidade de Brasília. Apresentra "Frida Kahlo" no Circuito Cultural Paulista", "Feifei e a origem do amor" no Teatro Distrital Alfredo Mesquisa (São Paulo). Em Brasília inicia o NUTAAN 2008/09. Seu espetáculo !Zaratustra" é contemplado pelo edital de ocupação 2009 da Caixa Cultural.
Publicações
Taanteatro - teatro coreográfico de tensões - Azougue Editorial - RJ - 2007
Taanteatro Caderno 1 - Editora Transcultura - SP - 1997
Butoh - Dança Veredas D'Alma - Editora Palas Athena - SP - 1995
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui