17 março, 2012

Revista de Dança entrevista Gerson Moreno


Entrevista de Gerson Moreno por Elisa Parente 

- Para atualizar os dados, a companhia já possui 16 anos de atuação? E você, já são 25 anos de dança, certo?

Esse ano de 2012, a Cia faz 18 anos de vida! Quanto a mim, 25 anos sim. Não iniciei na Cia Balé Baião, antes dançava e produzia coreografias no Teatro (atuava como ator) e com trabalhos solo.

- Vocês também administram o Ponto de Cultura Galpão da Cena, que entre outras atividades produz a Mostra Arte Caseira. Quais são as outras ações que o ponto de cultura trabalha? 

O Arte Caseira é uma mostra permanente de performances de dança, teatro, música e audiovisual assumida pela Cia e Baião Jovem (núcleo Jovem da Cia). Além do Arte Caseira que se realiza toda segunda sexta de cada mês, temos:

- Núcleos livres de formação em dança para adolescentes que funcionam de segunda a quinta em horários alternados:

Segundas e Quartas: núcleo de veteranos;
Terças e quintas: núcleo de novatos;

As aulas são ministradas por professores da Cia Balé Baião e Baião Jovem, em sua maioria formados em pedagogia e educação física. Os adolescentes e jovens possuem entre 14 e 21 anos de idade. São estudantes de escolas públicas da cidade (estado e município) e residem em bairros periféricos, destacando Violete, Cruzeiro, Maranhão, Mourão, Ladeira e Coqueiro.
Dentro de um cronograma planejado e avaliado anualmente sob coordenação pedagógica de Gerson Moreno, nossos alunos possuem aulas teóricas e práticas de: Consciência corporal, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Danças Tradicionais Populares, Dança afro-brasileira, percussão corporal, Teatro Físico, Clown, Danças Urbanas, Contato-improvisação, Vídeo-dança e Composição Coreográfica.
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Também temos funcionando aos sábados o Grupo de Percussão “Ponta de Lança” formado por adolescentes e crianças que vivenciam técnicas diversas de percussão brasileira, especificamente afro, sob direção e coordenação de Marcelo Alcântara e Júnior Viana.
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Todo segundo sábado de cada mês realizamos também a “Festa do Galpão”, sempre com temas pra lá de psicodélicos. Dentro dessa ação realizamos o “Carnaval de Quintal”. Esse ano contamos com a banda Dona Zefinha fazendo a animação!
A festa oferece DJs tocando música plural eletrônica, bar (bebidas quentes e frias) e pista de dança.
A meta desse evento é garantir verba para a manutenção do galpão pagando energia, água, material de limpeza e escritório. No momento esse evento vem se tornando cada vez mais popular na cidade e região e vem mobilizando o Balé Baião Jovem a assumir o espaço do galpão não somente como lugar de criação e mostra, mas também como lugar que precisa ser conservado e mantido de forma coletiva. Cada vez mais percebo que os membros atuantes na Cia e Baião Jovem se sentem “donos” e responsáveis pelo espaço e por todas as ações que nele se realizam. Em nenhum momento me sinto só nesse processo, pelo contrário, vejo que somos muitos benza-Deus, e muitos que sabem ser comprometidos de fato com a causa!

- Existe um programa de formação continuada da companhia? 
Sim. No caso os núcleos de formação em dança citados anteriormente, também o Baião Jovem formado por bailarinos que estão conosco há mais de 06 anos.
A Cia Balé Baião e o Baião Jovem encontram-se de segunda a sexta, das 22h as 00h00 por conta de faculdades e trabalhos que assumem durante o dia. :
.Segundas e Quintas: Baião Jovem;
.Terças e Sextas: Cia Balé Baião;
.Quartas: Cia Balé Baião e Baião Jovem juntos;
Esses encontros são para vivencias de aulas, estudos, experimentações coreográficas e ensaios, sob direção de Gerson Moreno, Glaciel Farias, Edileusa Inácio, Cacheado Braga, Viana Júnior e Edilene Soriano.
Todo ano temos também o Retiro de Criadores em dança no período da Semana Santa onde reúnem-se intérpretes-criadores-pesquisadores de Itapipoca, Trairi e Fortaleza para realizarem compartilhas coreográficas e exporem trabalhos experimentais em espaços diversos da cidade. Esse ano o encontro será dias 05, 06 e 07 de abril e pretende-se ocupar além de espaços fechados, também espaços abertos nas serras e praia de nosso município. Estamos em processo de pré-produção dessa ação em parceria com a secretaria de cultuar de Itapipoca que disponibiliza hospedagens e alimentação dos convidados.
Também costumamos receber professores, coreógrafos e pesquisadores em dança para residências de uma semana. Geralmente isso acontece via Bienal Internacional de Dança, Festival do Litoral Oeste e Klauss Viana. Para esse primeiro semestre temos a residência de dança-performance com Marcos Morais (SP) via Klauss Vianna, no período de 23 a 26 de Abril. Na ocasião ele apresentará também um solo aberto à comunidade.
- A informação produzida na capital chega com muito mais facilidade ao interior do que o caminho inverso. Como vocês procuram driblar essa barreira? Ela ainda existe? Melhorou desde a formação da companhia?
Hoje não existem mais as chamadas “barreiras” porque as fronteiras de comunicação foram eliminadas entre todas as pessoas do planeta via internet. Hoje conseguimos articular circulações nossas em espaços diversos do estado e país, conhecer e concorrer a editais estaduais, nacionais e internacionais, trocar partituras e proposições coreográficas com artistas de dança de diversos países através de Facebook, de páginas e grupos de Face, de blogs e sites, de conferências via skype, de transmissão ao vivo de ensaios nossos (realizamos isso ano passado quando montávamos um trabalho novo, coletando propostas de quem nos assistia...), enfim, o interior na verdade não existe, somos metrópole onde quer que estejamos.
Na Cia temos três bailarinos que assumem com mais prioridade questões relacionadas a mídias, comunicação e conexões virtuais: Cacheado Braga, Gidalto Paixão e Viana Júnior. Com assessoria dos três, especificamente por Cacheado Braga, estamos enquanto Cia aprendendo a cada dia a estarmos em rede com os acontecimentos emergentes da dança  no Ceará, Brasil e Mundo.

- Já há algum tempo a companhia recebeu residência de companhias da capital, de outros estados e países. Como se dá essa articulação? 
Através de parcerias com a Bienal de Dança do Ceará, Festival do Litoral Oeste e Klauss Vianna. Mas que no geral nos utilizamos de sites, blogs, e-mails e facebook pra fazermos os contatos e produções dos mesmos.
Pessoas como Davi Linhares, Paulo Víctor, Andrea Bardawil, Claudia Pires e Silvia Moura, são fundamentais nesse processo de articulação. Geralmente eles nos convidam ou propõem ações de residência por saberem que estamos em constante pesquisa, criação e atuação no interior cearense. Sem eles seria impossível fazermos essas pontes necessárias. Nisso somos extremamente gratos!

- O último espetáculo da companhia foi Lamentos e Gozos da Imperatriz de Itapipoca ?  Em qual projeto vocês estão trabalhando atualmente?
 A partir de Maio de 2012 estaremos circulando em três estados brasileiros: Piauí (Mostra BAFO do DIRCEU e Escola de dança de Teresina), Salvador (Teatros do Pedro Arcando, UFBA, Pelourinho) e Rio de Janeiro (Maré, Centro de Formação em Dança de Lia Rodrigues e espaço de Esther Weitzaman Cia de Dança), apresentando o espetáculo “lamentos e gozos da Imperatriz de Itapipoca”, o vídeo-dança “ a tábua” produzido em parceria com o Alpendre (Marcos Rudof e Alexandre Veras) e ministrando a oficina de criação “Plásticas e poéticas da improvisação em dança”, oficina que acontece a partir da pesquisa de linguagem desenvolvida pela Cia Balé Baião (Edital de incentivo as Artes da SECULT 2005). Essa circulação acontecerá via premiação Klauss Vianna/Minc/FUNARTE, Edital de circulação nacional 2011 na qual fomos contemplados.
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Além da circulação nacional estamos em processo de criação de trabalhos experimentais a serem apresentados no Arte Caseira no decorrer do 2° semestre. Participam desse processo bailarinos da Cia e Baião Jovem.

- Você desenvolve uma parceria com a DASS calçados, que mostra o comprometimento de empresários no incentivo com a cultura. É um caso isolado? Como é feito o apoio à cultura, seja no lado público, ou privado, com a dança especificamente em Itapipoca?
Estamos nesse momento conseguindo de alguma forma estabelecer uma parceria importante com a secretaria de cultura e secretaria de educação do município de Itapipoca. Hoje temos a maioria de nossos jovens bailarinos contratados ministrando aulas em escolas públicas e projetos sociais da cidade, todos indicados pela nossa entidade. Dessa maneira consegue-se viver de dança garantindo um salário que dê pra se pagar uma faculdade e gastos pessoais. Até pouco tempo na década de noventa,isso seria uma utopia. Isso se dá hoje sobretudo pela demanda de projetos sociais no país que focam a dança-educação como oportunidade de integrar e formar crianças e adolescentes para a vida. Apesar de não existir ainda a estrutura necessária nessas escolas e projetos para que se desenvolvam esses trabalhos, eles estão garantindo sobretudo a permanência de nossos jovens na dança e na cidade.
A DASS é uma parceria que vem dando certo e tende a se ampliar. Além do Grupo de Operários-dançarinos iniciamos ano passado o Grupo de Atores-operários também coordenado pela Cia Balé Baião.
Recentemente no carnaval de Itapipoca tivemos da DASS a doação de 90 pares de sapatos que foram entregues aos nossos alunos para se apresentarem nos desfile dos blocos e escolas de samba de Itapipoca no BLOCO AFRO BAIÃO, mais recente ação popular do Ponto de cultura Galpão da Cena.
Pretendemos manter e ampliar nossa parceria com as secretarias citadas anteriormente através de dois convênios de formação e produção em artes cênicas que estamos pleiteando enquanto entidade: “Circo Escola” e “Artes em Rede”.

- Como é a relação com público em Itapipoca e cidades vizinhas? Existe ainda preconceito, ou houve um crescimento da participação das pessoas? Aproveitando a pergunta, como é também a relação com os pais dos bailarinos e alunos da companhia e do ponto de cultura? Devido toda uma história de mobilização e articulação com as demais cidades de nossa região iniciada na década de noventa através do Movimento de Artistas da Caminhada (MARCA) temos hoje um permanente vínculo com cidades, lideranças e grupos artísticos de nossa região. Não existem preconceitos quanto a isso... o que existem são convites e contratações para ministramos oficinas, apresentarmos trabalhos coreográficos e darmos palestras sobre temas afins, sobretudo entre as cidades de Trairi, Amontada, Itapajé, Irauçuba, Uruburetama, Tururu, Umirim, São Luís do Curu, Miraima e Itarema.
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Com relação aos pais a situação é relativa. Temos os pais que apoiam totalmente a participação de seus filhos em nossos núcleos de formação, como temos os pais que proíbem os filhos de fazerem aula por suporem que dança é atividade de menina ou de homossexual. Felizmente temos entre nós muitos homens que dançam. Esse fenômeno desmistifica cada vez mais com o conceito de que homens não devem dançar por não existir espaço pra homens na dança. Temos entre nós bailarinos que são pais de família e alunos jogadores de futebol, capoeiristas, Bboys, dentre outros garotos que descobrem na dança contemporânea a possibilidade de se expressarem e autoafirmarem enquanto “seres sensíveis”, “singulares” e “criadores”.
Com a oficialização do Ponto de Cultura essa panorama de perseguição tende a diminuir, primeiramente porque nossas ações formativas fornecerão certificados de participação (essencial para a ampliação de currículos profissionais de nossos jovens), como também teremos em breve reuniões permanentes e visitações aos pais para que possamos iniciar e ampliar um contato mais direto e sistemático com os pais/famílias de nossos adolescentes.
15/03/2012 - Itapipoca/CE

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