OFICINA DE CORPOREIDADE POÉTICA AFRO-BRASILEIRA
E DANÇA AFRO-CONTEMPORÂNEA COM KIUSAM OLIVEIRA (SP)
De 05 a 06 de Dezembro, o Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca-CE recebe Kiusam Oliveira (SP) para uma vivência de Corporeidade afro-brasileira e Dança afro-contemporânea junto com a Cia Balé Baião, Baião Jovem e convidados.
Práticas a serem trabalhadas:
. Danças dos orixás;
. Criação e improvisação a partir da dança afro-brasileira;
. Composição coreográfica a partir de códigos da dança afro-brasileira.
A Cia Balé Baião vêm se utilizando de códigos da dança de origem afro em suas pesquisas de criação desde o espetáculo “Etnia: o baião das três raças” de 1999. Atualmente apresenta em seu repertório dois trabalhos de cunho afro-contemporâneo: “Negrume” e “Pontos, pontes e desejos” que nasceram do primeiro contato com Kiusam em 2010. Acredita-se que esse encontro favorecerá o aprofundamento dessa pesquisa corpórea e por certo apontará novos rumos para o nosso pensar e conceber a dança afro-brasileira em Itapipoca, cidade que possui uma comunidade quilombola na Serra de Nazaré, um Maracatu da década de 60 que se preserva até hoje e associações de Umbanda e Candomblé atuantes na periferia da cidade.
Sobre Kiusam Oliveira:
Iyalorixá. Orientadora espiritual através do jogo de búzios e numerologia africana. Artista multimídia. Arte-educadora. Bailarina. Coreógrafa. Contadora de histórias. Doutora em Educação e Mestre em Psicologia (USP). Orientadora de Monografias da REDEFOR/USP/2011. Professora há 26 anos é pedagoga habilitada em Administração Escolar, Orientação Educacional e Deficiência Mental. Tem experiência no magistério desde a educação infantil ao nível superior. Escritora, autora do livro Omo-Oba: Histórias de Princesas, da Mazza Edições, 2009, recomendado pela FNLIJ/2010 no Catálogo de Bologna e selecionado pelo PNBE em 2010, o que o colocou em 29 mil escolas escolas públicas do país em 2011. Especialista nas temáticas das relações etnicorraciais, de gênero, da corporeidade, candomblé de ketu e educação. Na Secretaria de Educação de Diadema, implementou a lei 10.639/03 (2005-2009), que obriga o ensino da História da África e da Cultura Afrobrasileira em todo o país. É ativista do movimento negro há 28 anos. Tem ministrado cursos, palestras, oficinas, workshops em congressos e universidades em todo o país. Bailarina e coreógrafa, dança a quatro anos no show Tecnomacumba, de Rita Ribeiro, com shows no Brasil e no exterior, como por exemplo, Senegal. Criadora e diretora do Programa de Rádio Povinho de Ketu – As Africanidades Brasileiras no Ar, à disposição em todas as rádios públicas do país (saiba quais são elas no site www.arpub.org.br).
Mais informações sobre Kiusam: http://kiusam.com.br/conheca/
Expediênte:
Galpão da Cena: Rua Raimundo Lopes de Sousa 331 bairro coqueiro, Itapipoca-CE (Rua da Escola Particular Seninha)/ Celular para contato: (88) 92156569.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui